terça-feira, 28 de abril de 2009

Cai o pano...



Passados alguns meses sobre aquela desafiante aula de Português, onde, sem qualquer receio, As Borregas aceitaram esta longa maratona de criatividade, que o nosso blogue foi aos poucos ganhando forma... Ao início, ainda num ambiente de descontracção, os nosItálicosos encontros eram bastante divertidos e sem grandes preocupações. Mas, aos poucos, com o passar do tempo, este projecto foi se expandindo! Podemos mesmo dizer que, para nós, a pressão dos prazos foi bastante propícia, visto que foi na recta final que As Borregas se empenharam mais e mais, para trespassar para cada uma das imagens, para cada linha escrita ou para qualquer vídeo produzido, toda a inspiração que a história de Pedro & Inês lhes provocou...


Assim, para além de termos alargado o nosso leque de conhecimentos sobre este mítico Romance, adquirimos outros aspectos históricos envolventes que nos ajudarão para a nossa formação... Contudo, aquilo que de mais rico guardamos são, sem dúvida, todos os momentos passados juntas, onde cada sorriso proporcionou uma imagem, onde cada troca de ideias passou para qualquer texto ou mesmo onde cada brincadeira nos guiou até à imaginação que deu azo a este blogue e a todo o seu conteúdo!


Por fim, resta-nos reconhecer o nome de algumas pessoas que nos ajudaram incessantemente a desenvolver este trabalho sem cuja ajuda este resultado final não seria possível. Eis as nossas ajudas e colaborações: as nossas famílias e amigos próximos que atentamente nos acompanharam; Ana Teodoro, Ricardo Teodoro e Rita Marcelino que nos ajudaram a desenvolver algumas tarefas; Ivo Cosme que se revelou fundamental em toda a parte informática; o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) que serviu de cenário da “nossa história” e que nos recebeu com uma enorme simpatia; à professora Mª dos Anjos Poeira por todas as dicas fundamentais e tempo dispensado; e, como os últimos são os primeiros, à professora Manuela Silva que se revelou disponível em qualquer momento, sendo uma preciosa ajuda para “esta história”... A todos eles e aos nossos seguidores e comentadores um grande Bem-haja!


Resta dizer que foi para nós um privilégio desenvolver este blogue e que certamente vai permanecer como legado para a nossa vida futura, inspirando-nos no dia-a-dia...


Parabéns à iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e à Fundação Inês de Castro, por neste momento estarem a despertar nas Borregas um fiozinho de nostalgia neste último post...



A música esmorece, o eco dos aplausos ressoa pelas paredes. O cheiro do teatro, o estalar da madeira do palco e a adrenalina da multidão fazem-se sentir pela última vez. Chegou a altura do adeus.


Lançam um último olhar sobre a plateia, enquanto a cortina vermelho sangue começa a ser corrida. A luz dos projectores não permite vislumbrar mais do que sombras, mas elas sabem que, para lá do palco, há muito, muito mais.


Toda a gente conhece o fim. Não deixam, no entanto, de se surpreender pela rara beleza dos vários momentos que antecedem o tão fatídico cair da cortina. Uma noite que pode durar uma (ou até muitas) vidas.


Toda a gente se começa a levantar, num burburinho tão típico de final de tudo. Pegam nas suas coisas e começam a abandonar o teatro. Levam consigo, porém, uma parte dele, deste drama, desta magia. Da sua própria história. Algo que, mesmo depois dos aplausos, do brilho cessarem, nunca os vai deixar.


As portas são fechadas.


A luz ténue apaga-se.


Uma lágrima atinge o chão de madeira.


No palco, uma Rainha coroada depois de morta e um príncipe justiceiro abraçam-se numa perfeita harmonia de sentidos. Ainda não acabou. Nunca irá acabar.


O pano, finalmente, cai...

5 comentários:

  1. Olá Borregas!
    Adorei todo o vosso trabalho. Está lindo. Valeu a pena todo o esforço.
    Parabéns pelo texto final.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ora viva!!!! :)

    Em primeiro lugar, venho aqui deixar os meus parabéns pelo vosso blogue, está muito interessante este vosso trabalho aqui desenvolvido!
    Agora que quem avalie estes trabalhos, lhe dê o devido valor...

    Em segundo, não precisavam de agradecer à minha pessoa!!!!! ;P
    Não fiz nada demais, mas obrigado!

    Parabéns mais uma vez e Felicidades ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá meninas

    Diria que me surpreenderam?
    Não. Este grupo é assim mesmo, por isso, não seria de esperar algo diferente.
    Agradecer a quem nada fez não é correcto. O meu contributo assemelha-se a uma gota do oceano que vocês construiram tão bem e num intervalo de tempo tão curto.
    Obrigada por nos prendarem com estes momentos maravilhosos.

    Parabéns
    Continuem a aceitar os desafios propostos, os resultados compensam.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog, excelente trabalho, está bastante enriquecedor :D
    um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Olá Borregas!
    Não foram premiadas? Não interessa. Para mim o vosso blogue é o melhor de todos os que consultei. É original, criativo, imaginativo...
    Vocês são as maiores. Gosto muito de vocês, do trabalho que desenvolvem, do empenho que colocam em tudo o que fazem, da vossa entrega incondicional a todos os projectos que abraçam...
    Vejam esta actividade como treino para aventuras futuras!
    Gosto de vocês!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar