sábado, 25 de abril de 2009

Inês de Castro pelo mundo...

Como todas as grandes histórias, também o amor entre Inês e D. Pedro não poderia ficar esquecido, remetido apenas aos portões da saudosa quinta de Coimbra… Esta história tem vindo a ser divulgada, como pudemos verificar, durante o processo de criação deste blog, através da Literatura, Cinema, Música, etc. e, dessa forma, é actualmente conhecida por várias culturas por esse mundo fora.

Começamos pela nossa vizinha Espanha. Obviamente, sendo a principal protagonista e vítima deste romance originária desse lado da fronteira, o romance entre Inês e Pedro teve (e tem ainda) repercussões por entre os espanhóis.

Também aos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) chegou esta história através do inevitável Luís de Camões e da sua obra “Os Lusíadas”. É de destacar o Brasil, país no qual todos os alunos contactam com “Os Lusíadas” durante o seu percurso escolar, tomando assim conhecimento desta mancha sangrenta na longa História de Portugal.

Pode constatar-se o choque com que o drama é recebido por todos os que dele tomam conhecimento, pois a memória da inocente e apaixonada dama, morta tão cruel e cobardemente, nunca deixará os nossos corações.

2 comentários:

  1. Este é mesmo um romance sem fronteiras...

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que as nossas grandes obras não so se reconhecem em Portugal, como tambem noutros países.

    ResponderEliminar